Depois da realização dos inquéritos, no centro histórico de Coruche, e na nossa escola, podemos concluir que a grande maioria das pessoas considera, sem hesitar, o preço e a qualidade como principais factores de escolha nas suas compras, logo seguidos da origem nacional/estrangeira, o que se revelou positivo.
Constatámos também que mais de metade da população tem por hábito consumir mais produtos portugueses. Alguns inquiridos até afirmaram veementemente consumir, exclusivamente, produtos portugueses, o que nós considerámos improvável, uma vez que o nosso mercado está inundado de marcas estrangeiras. No entanto, um quinto da população não presta qualquer atenção à origem dos produtos que compra, talvez por distracção, o que não deveria acontecer: devemos sim conhecer aquilo que consumimos.
Por fim, podemos ainda referir que, como alternativa, quem prefere produtos estrangeiros fá-lo devido aos preços mais baixos e à falta de oferta portuguesa. Foi também engraçado verificar que as pessoas diziam que os portugueses eram de melhor qualidade; apenas escolhiam estrangeiros pois eram mais baratos que os nossos, e “a vida não está para luxos”.
__
O inquérito referido foi realizado no dia 9 de Janeiro de 2010 no centro histórico e comercial da vila de Coruche, entre as 10 e as 13 horas; na semana seguinte na nossa escola, ao pessoal docente e não docente. A amostra do nosso estudo encontra-se maioritariamente entre os 31 e os 65 anos, pertencente à faixa etária mais activa comercialmente. No total foram inquiridas 131 pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário